Aqueles que não acreditam em mágicas, nunca irão encontrá-la.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Quando foi a última vez que você fez algo pela 1ª vez?

Ah gente, é muuuito bom.Agora vou ter mania de fazer algo que nunca fiz pela 1ª vez... Isso nos dá a sensação de que estamos vivos, tendo oportunidades, e nem precisa de grana,sabia?

Por exemplo, hoje aqui, no computador, quietinha, coloquei uma música clássica,
o fone
fechei meus olhos

(quase cochilei)                                                   
e pronto...
treinei uma meditação.
Puxa, foi bom.
Muito bom.





Quando pensamos em alguém meditando, logo vem em nossa mente uma pessoa sentada, com as pernas cruzadas (posição de lótus), as mãos viradas para cima sobre o joelho e entoando um mantra em busca de concentração. Mas, para conseguir meditar não é preciso seguir padrões tão rígidos. Ligada, muitas vezes, a práticas religiosas, a meditação é uma técnica de relaxamento muscular e desenvolvimento mental.

Existem várias técnicas de meditação que produzem efeitos diferentes na mente e no corpo. Porém, estudos científicos comprovam que a meditação transcendental (MT) é eficaz contra diversos males, além de ser muito fácil realizá-la no dia a dia. Na MT não há cunho religioso ou místico, nem é necessário esforço físico, pois ela utiliza impulsos naturais do corpo humano para atingir o máximo relaxamento físico e mental.

Se as técnicas forem realizadas corretamente é possível “esvaziar” a mente focando um objetivo (respiração, mantra ou objeto) que possibilitam relaxar. “A meditação pode ser praticada uma vez ao dia de 15 a 20 minutos, de olhos fechados, em um lugar tranquilo. Ela leva a mente a um estado capaz de alcançar as camadas mais sutis do pensamento até se aquietar, e o resultado imediato é um repouso muito profundo.
Há centenas de pesquisas em todo o mundo comprovando que com a meditação ocorre uma redução momentânea da atividade mental, dando condições para que a mente e a fisiologia repousem e o sistema nervoso inicie um processo de restauração e de reequilíbrio mental e físico, que proporciona um funcionamento ideal. Sendo assim, a MT melhora a saúde, confere maior clareza, calma, criatividade e capacidade de foco.

Os resultados aparecem logo nas primeiras semanas. “Inicialmente, há uma redução da ansiedade e aumento da capacidade de concentração. Em seguida, há mudanças psíquicas e físicas e os mais frequentes estudos mostram melhora de quadros de hipertensão arterial(amei) e de dor crônica.

(O repouso profundo que é experimentado durante a prática da meditação é considerado mais eficiente do que um sono reparador, uma vez que permite que o corpo dissolva naturalmente o estresse e as tensões diárias do cotidiano)

Além dos diversos benefícios à saúde, a meditação constante proporciona uma melhora no ambiente profissional. Pesquisas internacionais relataram que os profissionais que meditavam demonstravam menos ansiedade e tensão, consumiam menos cigarros e bebidas alcoólicas, apresentavam melhor desempenho profissional e estavam satisfeitos com o trabalho e as relações pessoais.

Para os iniciantes na prática, os especialistas recomendam manter a musculatura relaxada, sentar-se em uma cadeira confortável, com os braços apoiados e realizar uma respiração diafragmática (inspirar e expirar distendendo e contraindo o abdome lentamente), pelo nariz, de forma silenciosa e harmônica, de uma forma tranquila e constante, buscando sempre encontrar o bem-estar e a paz interior.

Sério, eu vou investir nisso.E você, me acompanha?
By Cris